PROFESSORES E A TECNOLOGIA EM SALA DE AULA
O aluno de hoje tem
à disposição uma gama de informações
Com a popularização das novas tecnologias, a população passou a ter acesso a
ilimitadas possibilidades. Os discentes já não se interessam pelos métodos
antigos de ensino e o educador precisa acompanhar essa nova tendência.
Infelizmente, a maioria dos professores permanece em inércia e insistem em
aulas antiquadas. Na sociedade atual, com as rápidas mudanças, o avanço da
tecnologia e tantas informações sendo processado tão rapidamente, para o
professor o desafio aumenta cada dia mais, pois ele deve se reciclar
constantemente procurando se ajustar a realidade atual.
A educação é fonte de conhecimento e o professor deve ser além de facilitador,
um canalizador para novas descobertas. Se este profissional estaciona no tempo
limita seu nível de conhecimento e suas aulas tendem a cair no
esquecimento. Esse artigo pretende alertar os profissionais de educação
para novas tendências de ensino-aprendizagem. Nossa proposta é ser o pontapé
inicial para uma nova concepção de aula aqueles que desejam evoluir na relação
ensino aprendizagem.
Palavras-Chaves: Tecnologia educacional, educação, professores, técnicas
INTRODUÇÃO
A tecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e
também podemos relacionar as ferramentas, processos e materiais criados e/ou
utilizados a partir de tal conhecimento. O ser humano em sua necessidade
constante de transformação utiliza a tecnologia em seu dia-dia em diversas
atividades que vão desde a um uma simples carta (a escrita com o uso de
esferográfica e papel) até elementos mais complexos como informatização de
tarefas.
Na educação podemos citar avanços com a introdução do quadro negro (antigamente
eram feitas de pedra - ardósia), posteriormente o livro didático. Destacamos
também o uso de equipamentos como rádios, transparências, data-show ou
retroprojetores, vídeos, louça-digital, biblioteca virtual dentre outros.
Segundo Eduardo Renato em seu artigo sobre informática e educação: “Estamos
diante de uma bela demonstração de que a modernização da educação é séria
demais para ser tratada somente por técnicos. É um caminho interdisciplinar e a
aliança da tecnologia com o humanismo é indispensável para criar uma real
transformação.”
Nessa
relação tecnologia e humanismo não podemos deixar de questionar o papel do
professor neste contexto, pois é a partir deste profissional e sua relação com
o alunado que ser dar o processo de educacional.
O PROFESSOR E SEU PAPEL
Dr. Gabriel Chalita, autor do livro "Educação - a solução está no afeto”,
afirma que “O professor é o grande agente do processo educacional”.
Essa visão de agente do processo educacional se amplia ao relacionarmos a
educação e tecnologia em um processo de ensino-aprendizagem.
No
passado, o professor era a fonte máxima de conhecimento e os livros eram
ferramentas de apoio ou auxilio as atividades extra-sala.
"O novo professor tem que estar preparado para deixar de ser o que apenas
fornece informações e trabalhar para ser um orientador, aquele que ajuda a
selecionar informações e sabe fazer articulações", explica Beth Almeida,
professora de novas tecnologias na educação do departamento de computação da
PUC de São Paulo. Segundo ela "De modo geral, crianças entendem que o
professor representa muito mais do que é encontrado na internet ou no
livro-texto", porém seu papel se modificou ao longo do tempo.
Essa
nova realidade nas escolas exige que o professor seja “ligado ao mundo” e que
“não pare no tempo”, pois o aluno de hoje tem à disposição uma gama de
informações, porém não sabe como filtrá-las, daí a orientação indispensável do
educador para auxiliá-lo na difícil tarefa de aprender.
"É obrigação de o professor manter o senso de investigação do estudante.
Seu diferencial não será mais o quanto pode ensinar, mas como se liga da melhor
maneira os conhecimentos adquiridos", explica Ivone Sotelo, coordenadora
de informática educacional do colégio Visconde de Porto Seguro.
Neste
sentido despertou-nos a seguinte indagação: “Nossos educadores estão globalizados
na mesma velocidade que nossos alunos?”. Infelizmente a resposta é não. Muitos
educadores vêem com preocupação essa evolução e mantêm a rigidez de nossos
antepassados negando a transformarem suas aulas em momentos atrativos para os
alunos utilizando das tecnologias disponíveis.
A coordenadora de tecnologia educacional do Dante Alighieri, Valdenice Minatel
afirmou em entrevista cedida a IDG Now que "Quem tem que ficar preocupado,
na verdade, é quem dá a mesma aula há mais de 40 anos e acha isto normal",
ou seja, a tecnologia está inserida no contexto educacional e deve ser
apreciada e considerada pelo educador em fase de seu planejamento e execução de
aulas.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/11714/professores-e-a-tecnologia-em-sala-de-aula?_kt=8494173369&gclid=CPrA8NGjzrkCFUhk7AodU0sA5Q#ixzz2ezrjZjkZ
Este artigo mostra que nós professores temos toda as ferramentas da tecnologia ao nosso favor, só temos que saber usá-las em benefícios da aprendizagem significativa.
Rosângela Oliveira Costa
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