terça-feira, 17 de setembro de 2013

Artigo sobre as novas tecnologias na sala de aula - Rosângela


                      PROFESSORES E A TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

POR: ZILCA VERSANIA DA SILVA NASCIMENTO
TERÇA-FEIRA, 3 DE ABRIL DE 2012 - 10:45



O aluno de hoje tem à disposição uma gama de informações
RESUMO


Com a popularização das novas tecnologias, a população passou a ter acesso a ilimitadas possibilidades. Os discentes já não se interessam pelos métodos antigos de ensino e o educador precisa acompanhar essa nova tendência. Infelizmente, a maioria dos professores permanece em inércia e insistem em aulas antiquadas. Na sociedade atual, com as rápidas mudanças, o avanço da tecnologia e tantas informações sendo processado tão rapidamente, para o professor o desafio aumenta cada dia mais, pois ele deve se reciclar constantemente procurando se ajustar a realidade atual.


A educação é fonte de conhecimento e o professor deve ser além de facilitador, um canalizador para novas descobertas. Se este profissional estaciona no tempo limita seu nível de conhecimento e suas aulas tendem a cair no esquecimento.  Esse artigo pretende alertar os profissionais de educação para novas tendências de ensino-aprendizagem. Nossa proposta é ser o pontapé inicial para uma nova concepção de aula aqueles que desejam evoluir na relação ensino aprendizagem.


Palavras-Chaves: Tecnologia educacional, educação, professores, técnicas

INTRODUÇÃO

A tecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e também podemos relacionar as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. O ser humano em sua necessidade constante de transformação utiliza a tecnologia em seu dia-dia em diversas atividades que vão desde a um uma simples carta (a escrita com o uso de esferográfica e papel) até elementos mais complexos como informatização de tarefas.

Na educação podemos citar avanços com a introdução do quadro negro (antigamente eram feitas de pedra - ardósia), posteriormente o livro didático. Destacamos também o uso de equipamentos como rádios, transparências, data-show ou retroprojetores, vídeos, louça-digital, biblioteca virtual dentre outros.

Segundo Eduardo Renato em seu artigo sobre informática e educação: “Estamos diante de uma bela demonstração de que a modernização da educação é séria demais para ser tratada somente por técnicos. É um caminho interdisciplinar e a aliança da tecnologia com o humanismo é indispensável para criar uma real transformação.”

Nessa relação tecnologia e humanismo não podemos deixar de questionar o papel do professor neste contexto, pois é a partir deste profissional e sua relação com o alunado que ser dar o processo de educacional.


O PROFESSOR E SEU PAPEL

Dr. Gabriel Chalita, autor do livro "Educação - a solução está no afeto”, afirma que “O professor é o grande agente do processo educacional”.

Essa visão de agente do processo educacional se amplia ao relacionarmos a educação e tecnologia em um processo de ensino-aprendizagem.

No passado, o professor era a fonte máxima de conhecimento e os livros eram ferramentas de apoio ou auxilio as atividades extra-sala.

"O novo professor tem que estar preparado para deixar de ser o que apenas fornece informações e trabalhar para ser um orientador, aquele que ajuda a selecionar informações e sabe fazer articulações", explica Beth Almeida, professora de novas tecnologias na educação do departamento de computação da PUC de São Paulo. Segundo ela "De modo geral, crianças entendem que o professor representa muito mais do que é encontrado na internet ou no livro-texto", porém seu papel se modificou ao longo do tempo.

Essa nova realidade nas escolas exige que o professor seja “ligado ao mundo” e que “não pare no tempo”, pois o aluno de hoje tem à disposição uma gama de informações, porém não sabe como filtrá-las, daí a orientação indispensável do educador para auxiliá-lo na difícil tarefa de aprender.


"É obrigação de o professor manter o senso de investigação do estudante. Seu diferencial não será mais o quanto pode ensinar, mas como se liga da melhor maneira os conhecimentos adquiridos", explica Ivone Sotelo, coordenadora de informática educacional do colégio Visconde de Porto Seguro.

Neste sentido despertou-nos a seguinte indagação: “Nossos educadores estão globalizados na mesma velocidade que nossos alunos?”. Infelizmente a resposta é não. Muitos educadores vêem com preocupação essa evolução e mantêm a rigidez de nossos antepassados negando a transformarem suas aulas em momentos atrativos para os alunos utilizando das tecnologias disponíveis.


A coordenadora de tecnologia educacional do Dante Alighieri, Valdenice Minatel afirmou em entrevista cedida a IDG Now que "Quem tem que ficar preocupado, na verdade, é quem dá a mesma aula há mais de 40 anos e acha isto normal", ou seja, a tecnologia está inserida no contexto educacional e deve ser apreciada e considerada pelo educador em fase de seu planejamento e execução de aulas.


Este artigo mostra que nós professores temos toda as ferramentas da tecnologia ao nosso favor, só temos que saber usá-las em benefícios da aprendizagem significativa. 

Rosângela Oliveira Costa

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