domingo, 22 de setembro de 2013

Relato de experiência - Rosângela Oliveira Costa


O meu relato pessoal é sobre um projeto didático interdisciplinar que foi muito gratificante fazer com alunos do 6º ano, onde criaram cordéis e apresentaram na Mostra Cultural da escola, este projeto foi publicado na Revista Construir Notícias. Primeiramente, os alunos pesquisaram sobre a vida de Luiz Gonzaga, receberam a visita do cordelista Airton Mangabeira e se encantaram, confeccionaram os seus cordéis baseados na bibliografia e na vida do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Rosângela Oliveira Costa



Diversidades culturais do Nordeste brasileiro
Colégio Salesiano Dom Bosco – Parnamirim – RN

Áreas de Conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagem e Códigos e Ciências da Natureza

Disciplinas: Geografia, História, Ciências, Arte e Língua Portuguesa

Público-alvo: Alunos dos 6º e 7º anos

Tempo de Execução: Um trimestre

Professoras: Emília Ramos, Rilvânia Flôr, Mariângela Carvalho, Daniela Freu, Roberta Lopes, Valéria Rosário, Rosângela Oliveira Costa, Bernadete Menezes e Hilanete Porpino

Objetivo Geral



Resgatar a importância da cultura popular nordestina no momento histórico de comemoração do centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, grande divulgador do Nordeste brasileiro no Brasil e no mundo, divulgando-a.

Justificativa

A diversidade engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas, como linguagens, danças, vestimentas e tradições, bem como a forma com que as sociedades se organizam, conforme sua concepção de moral e de religião, e a forma como elas interagem entre si. Mesmo constantemente ameaçada, a diversidade cultural se fortalece em todo o planeta, graças à resistência das culturas locais.


O projeto Diversidades Culturais do Nordeste propõe uma discussão sobre a identidade cultural e as várias manifestações existentes em nossa região, nos âmbitos individual, social e coletivo, buscando as origens da cultura nordestina através de pesquisas e da construção concreta de manifestações culturais, como o cordel, o repente, a música, as danças, as lendas, a culinária, as festas populares e outros elementos que dão identidade à cultura popular nordestina.

Nesse contexto, a Semana da Diversidade Cultural, do Colégio Dom Bosco de Parnamirim, tem como metas resgatar e divulgar as manifestações culturais do Nordeste, promovendo uma integração através das mais variadas áreas de conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades comuns atingidas com o envolvimento dos alunos como cidadãos na concretização desse projeto.

Objetivos Específicos


• Conhecer a diversidade da cultura popular nordestina.
 Analisar as diferentes manifestações culturais do sertão nordestino.
• Perceber a riqueza da gastronomia dos estados nordestinos.
• Conhecer um pouco mais a culinária regional e percebê-la como manifestação cultural relacionada a diversos modos de vida no campo.
• Apresentar as diversas músicas que retratam o nordeste brasileiro.
 Divulgar a importância da cultura popular nos contextos local, regional e mundial.
• Elaborar pratos típicos da cozinha regional.
 Destacar a importância do folclore nordestino através das manifestações culturais.
 Relacionar as manifestações religiosas ao processo de colonização imposto pelos europeus.

Desenvolvimento do Projeto

O projeto será desenvolvido em três etapas.

1ª Etapa

Oficinas: os alunos contarão com a orientação e o apoio dos professores e terão temas definidos por sorteio ou escolha entre as turmas.

Geografia e Ciências

 Gastronomia do espaço rural — Elaboração de livros com receitas da culinária do campo (produtos da agricultura e pecuária).
• Produção de pratos da gastronomia dos estados nordestinos para degustação.

História

 Dramatização de lendas do folclore nordestino.

Arte

• Confecção de produtos do artesanato popular nordestino.
 Apresentação de danças.

Língua Portuguesa

 Elaboração de poesias e cordéis retratando o sertão do Nordeste brasileiro.
• Releitura das canções de Luiz Gonzaga em formato de narrativa em prosa.

Geografia

• Danças nordestinas (ciranda, xaxado, xote, baião e forró) retratando o ritmo da música do Nordeste, com apresentação dos alunos na Semana da Diversidade Cultural.
 Confecção de livro com receitas da gastronomia dos estados nordestinos.

2ª Etapa


• Exposição dos trabalhos, apresentação das danças durante a Semana da Diversidade Cultural e durante o recreio cultural.
 Encerramento com apresentação de um grande forró ao som de Luiz Gonzaga.

3ª Etapa

 Reapresentação dos melhores trabalhos durante a Mostra Científica Cultural.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com uma pontuação para as atividades do trimestre (valor da nota a combinar com as disciplinas envolvidas).

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