Relato de experiência
Jeane Bezerra Gomes da
Silva Espínola
A
escola, a qual está inserido os alunos produtores das sinopses aqui analisadas,
é de procedência Católica, possui prédio próprio com excelentes instalações,
equipamentos tecnológicos que auxiliam a um bom desenvolvimento das aulas. O
nível de ensino oferecido vai desde a Educação Infantil ao pré-vestibular,
funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno. Desenvolve projetos
como: olimpíada de Matemática, Química e Física. Há três anos, trabalha junto à
Polícia Militar com o combate as drogas, através do PROERD, com alunos do 5º
ano, 7º ano e pais desses alunos. Possui uma ampla biblioteca, sala de leitura,
laboratório de Ciências e Química, como também um moderno laboratório de
informática.
A meta da escola é continuar
ensinando com qualidade e desenvolvendo projetos que propiciem uma aprendizagem
significativa para os educandos. Com isso, projetos de leitura, produção de
revistas, documentários, curta-metragem estão fazendo a diferença na forma de
abordar a Língua Portuguesa.
Tomando como foco desse relato o
trabalho com a sinopse, inserido dentro do projeto curta-metragem, foi
realizada uma proposta de escrita de uma sinopse nas turmas do ensino
fundamental II. Para um melhor entendimento do que seja o gênero sinopse, foi
necessário trabalharmos com uma apostilha “Sinopse/Storyline” de Denise Duarte
sobre o assunto, abordando o que é e como realizar uma sinopse baseada em um
filme. Outra atividade para fixar melhor o gênero foi a de levar várias capas
de DVD, permitindo ao aluno o contato direto com essas capas e logo após escolher
uma para checarmos a sinopse escrita com o conteúdo do filme.
Para essa atividade foi
disponibilizada sete aulas, duas para a leitura e comentário da apostilha, uma
para a leitura das sinopses dos DVDs, duas para assistirmos a um dos filmes
escolhido, e duas para escrita e reescrita da sinopse baseada no roteiro que
dará origem ao curta-metragem.
Após essas etapas, haverá a escolha
da sinopse que melhor atenda as necessidades do filme, para tanto, os alunos
irão contribuir de maneira coletiva a reescrita dessa sinopse.
Os critérios avaliativos para a
escolha final da sinopse perpassam por questões abordadas na apostilha como:
tamanho, à sinopse deve não exceder, em geral, a cinco linhas; em relação à
linguagem, ela deve ser escrita da forma mais objetiva possível, sem adjetivos,
com os verbos no tempo presente, clara, direta e impessoal, devendo ser
atrativa e despertando o interesse pelo filme com relação à coerência entre o
filme e a sinopse.
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