sábado, 21 de setembro de 2013

Relato de experiência (Jeane Bezerra)

Esse relato informa de maneira sintetizada algumas estratégias utilizadas antes do curta metragem ficar pronto
Relato de experiência

Jeane Bezerra Gomes da Silva Espínola

            A escola, a qual está inserido os alunos produtores das sinopses aqui analisadas, é de procedência Católica, possui prédio próprio com excelentes instalações, equipamentos tecnológicos que auxiliam a um bom desenvolvimento das aulas. O nível de ensino oferecido vai desde a Educação Infantil ao pré-vestibular, funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno. Desenvolve projetos como: olimpíada de Matemática, Química e Física. Há três anos, trabalha junto à Polícia Militar com o combate as drogas, através do PROERD, com alunos do 5º ano, 7º ano e pais desses alunos. Possui uma ampla biblioteca, sala de leitura, laboratório de Ciências e Química, como também um moderno laboratório de informática.

            A meta da escola é continuar ensinando com qualidade e desenvolvendo projetos que propiciem uma aprendizagem significativa para os educandos. Com isso, projetos de leitura, produção de revistas, documentários, curta-metragem estão fazendo a diferença na forma de abordar a Língua Portuguesa.

            Tomando como foco desse relato o trabalho com a sinopse, inserido dentro do projeto curta-metragem, foi realizada uma proposta de escrita de uma sinopse nas turmas do ensino fundamental II. Para um melhor entendimento do que seja o gênero sinopse, foi necessário trabalharmos com uma apostilha “Sinopse/Storyline” de Denise Duarte sobre o assunto, abordando o que é e como realizar uma sinopse baseada em um filme. Outra atividade para fixar melhor o gênero foi a de levar várias capas de DVD, permitindo ao aluno o contato direto com essas capas e logo após escolher uma para checarmos a sinopse escrita com o conteúdo do filme.

            Para essa atividade foi disponibilizada sete aulas, duas para a leitura e comentário da apostilha, uma para a leitura das sinopses dos DVDs, duas para assistirmos a um dos filmes escolhido, e duas para escrita e reescrita da sinopse baseada no roteiro que dará origem ao curta-metragem.

            Após essas etapas, haverá a escolha da sinopse que melhor atenda as necessidades do filme, para tanto, os alunos irão contribuir de maneira coletiva a reescrita dessa sinopse.

            Os critérios avaliativos para a escolha final da sinopse perpassam por questões abordadas na apostilha como: tamanho, à sinopse deve não exceder, em geral, a cinco linhas; em relação à linguagem, ela deve ser escrita da forma mais objetiva possível, sem adjetivos, com os verbos no tempo presente, clara, direta e impessoal, devendo ser atrativa e despertando o interesse pelo filme com relação à coerência entre o filme e a sinopse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário